10 de abr. de 2021

devocional: Mansidão


Mansidão

A mansidão é a porção do fruto do Espírito fundamental para relacionamentos interpessoais. Cada vez mais rara, muitas vezes é confundida com fraqueza, quando na verdade a virtude da mansidão resulta de uma grande força e equilíbrio emocional.

A mansidão é uma virtude dos mansos — pessoas que, mesmo quando sofrem agressões ou ofensas, de pessoas ou da vida, respondem com humildade e gentileza.

Engolir a desonra não é algo que aprendemos nos nossos dias. Nossa educação nos estimula a falar o que pensamos, colocando para fora nossas emoções, explicitando o que não gostamos ou não concordamos. A humildade de não retrucar, e de deixar o outro parecer que levou vantagem sobre nós, está caindo em desuso. As pessoas disputam poder, cargos e até mesmo quem dirá a palavra final em uma discussão. Mas é exatamente o oposto o que a Bíblia nos ensina. (Ef 4.2, Mt 11.29, Fp 2.3)

Deus gosta de crentes humildes — que respeitam os outros membros do corpo de Cristo, que amam e servem a família de Deus com dedicação e abnegação. Os humildes receberão a terra por herança (Mt 5.5) e o favor do Senhor. Pessoas dóceis, moderadas, calmas para reagir, meigas para falar e humildes para agir são abençoadas por Deus, que as leva para lugares de honra e segurança. (Pv 29.23, Jó 5.11)

O manso tem uma força de caráter, uma maturidade espiritual rara, e uma capacidade de colocar seus princípios morais e espirituais acima de sua vida emocional. Consegue manter um “espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1 Pe 3.6, NVI).

A gentileza altera o clima emocional de uma casa, modifica os humores dos membros da família e permite comunhão agradável na casa de Deus.

Suportar o outro exige muita força emocional e espiritual. Perdoar as queixas que temos contra os outros exige um esforço sobrenatural, que somente é possível pela atuação do Espírito Santo em nós. Portanto, não apaguemos o Espírito (1 Ts 5.19).

Mansidão é força revestida de veludo. É a virtude de expressarmos temperança, tranquilidade e ternura em atos e palavras. Mansidão é a força sob controle, a submissão das paixões e ímpetos do eu, evidenciada em atos dignos, misericordiosos e sensíveis.

Temperar força e suavidade é aprender a temperar nossas emoções em nossas conversas, compromissos, relacionamentos, decisões, pensamentos e sentimentos. É a decisão de manter a calma e a fleuma, resguardando a nossa dignidade pessoal e impedindo a nossa alma de pecar.

Qual é a sua primeira atitude diante das dificuldades da vida?

Você acha que é capaz de colocar os seus princípios morais e espirituais acima do seu emocional?

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4:2 NVI
https://bible.com/bible/129/eph.4.2.NVI

Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Mateus 11:29 NVI
https://bible.com/bible/129/mat.11.29.NVI

Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.
1 Pedro 3:15‭-‬17 NVI
https://bible.com/bible/129/1pe.3.15-17.NVI

Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.
Tito 3:1‭-‬2 NVI
https://bible.com/bible/129/tit.3.1-2.NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...