A primeira vez que o verbo jejuar
está registrado na Bíblia, encontra-se em Juízes, 20:26 e refere-se a um jejum
de AGRADECIMENTO que o povo de Israel fez, por terem conseguido vingar o
ultraje feito a um levita.
»JUÍZES [20]
26- Então todos os filhos de
Israel, o exército todo, subiram e, vindo a Betel, choraram; estiveram ali
sentados perante o Senhor, e jejuaram aquele dia até a tarde; e ofereceram
holocaustos e ofertas pacíficas perante ao Senhor.
Em l Samuel, 7:6, temos uma outra
forma de jejum, que é o jejum de ARREPENDIMENTO. O povo de Israel, exortado por
Samuel, se derramou perante o Senhor, jejuou e se propôs a retirar do meio de
si os deuses estranhos e as astarotes (baalins, deuses falsos), e voltar-se
novamente para o Senhor.
Em l Samuel, 31:13 e ll Samuel,
1:12, encontramos uma forma de jejum, que não é propriamente um jejum religioso,
mas um jejum de TRISTEZA, quando o povo de Israel jejuou, pranteou e chorou por
Saul e Jônatas.
»II SAMUEL [1]
11- Então pegou Davi nas suas
vestes e as rasgou; e assim fizeram também todos os homens que estavam com ele;
12- e prantearam, e choraram, e
jejuaram até a tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor,
e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.
Em ll Samuel, 12:16 temos um jejum
de INTERCESSÃO pessoal, por uma pessoa da família, quando Davi fez um jejum
rigoroso a favor do filho que teve com a mulher de Urias. Não foi bem sucedido,
nem aceito o seu jejum, porque a criança estava ferida de morte pelo próprio
Deus.
Em Neemias, 1:4, temos um outro
jejum de intercessão, feito pelo profeta Neemias , onde além da intercessão,
ele demonstrava toda a sua tristeza pelo estado em que se encontrava a cidade
de Jerusalém. Era uma demonstração de tristeza e era uma forma de intercessão a
favor da cidade que fora desolada e das pessoas que ficaram cativas.
No livro de Ester, temos um jejum
em BUSCA DE FORTALECIMENTO pessoal para enfrentar um problema específico.
Ester, além de jejuar, convocou o povo a se solidarizar com ela em jejum para
se fortalecer pessoalmente e conmparecer diante do rei para fazer uma
reivindicação pessoal a favor de todo o povo.
Em Mateus, 15:32, temos referência
ao jejum desnecessário, que é o PASSAR FOME simplesmente.
»MATEUS [15]
32- Jesus chamou os seus
discípulos, e disse: Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que
eles estão comigo, e não têm o que comer; e não quero despedi-los em jejum,
para que não desfaleçam no caminho.
Em Mateus, 17:21, o nosso Senhor
Jesus Cristo refere-se a um outro jejum, de FORTALECIMENTO ESPIRITUAL, para
enfrentar certa casta de demônios, que só pode ser expulsa à força de muita
oração e jejum.
»MATEUS [17]
21- [mas esta casta de demônios não
se expulsa senão à força de oração e de jejum.]
Em Zacarias,7:5, encontramos uma
advertência do próprio Deus, em relação aos jejuns que fazemos. Quase todos os
jejuns que estamos habituados a fazer, são feitos para nós mesmos. Para pedir
alguma coisa a Deus, para agradecer por alguma graça alcançada, para interceder
por alguma causa ou pessoa, para se fortalecer para enfrentar os embates da
vida diária, etc. Todos, jejuns feitos em causas pessoais, não são feitos especialmente
para Deus.
O jejum feito exclusivamente para
Deus, é aquele em que nos privamos, por um tempo, de alguma coisa ou de
alimentação, apenas em adoração ao Deus Todo-Poderoso. Esse é para Ele, os
outros são para nós mesmos.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz “como” jejuar:
»MATEUS [6]
16- Quando jejuardes, não vos
mostreis contristrados como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus
rostos, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo que já
receberam a sua recompensa.
17- Tu, porém, quando jejuares, unge
a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18- para não mostrar aos homens que
estás jejuando, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em
secreto, te recompensará.
A disciplina do jejum deve ser em adoração,
reverência, respeito, contrição… em homenagem ao nosso Deus TODO Poderoso!
FONTE: Bíblia Sagrada.
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