1 de nov. de 2010

LEITURA BÍBLICA, DEVOCIONAL DIÁRIO E DIÁRIO PESSOAL COM CRISTO.

Vamos fazer da Bíblia o nosso devocional diário com Deus?
 
 
 Pretendo trazer aos nossos leitores passos simples de leitura, estudo e devocional da Palavra de Deus.

Nesses passos de aprendizados em ler a Bíblia, importante é que se faça também desse momento um diário espiritual com Deus.
Porque não basta ler, o trabalho com a Bíblia se completa com o Diário Espiritual. Nesse passo você pode escolher escrever anotar no seu computador dia-a-dia.
Comece hoje mesmo!
No caderno ou no computador, reserve uma parte exclusivamente para o seu Diário Espiritual. Ponha no alto da página a data e, em seguida, anote os trecho lidos a medida que você for lendo.
A primeira coisa que você vai anotar, todos os dias, são as promessas de Deus que você encontrou na leitura. É muito importante anotar as promessas de Deus. Ele as cumpre. São promessas de Deus e não dos homens. É por isso também que é bom ler e riscar: fica mais fácil
Anote também as citações e versículos e em seguida as ordens de Deus. Se são ordens, elas precisam ser cumpridas. Para isso, temos de conhecê-las.
Veja por exemplo o capítulo de João:
 
1 João 2,15. Não há aí uma ordem? Anote então: "Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai". e pode continuar no versículo 16, que complementa: “Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo”. 
 
Observe que em 1 João 2,28 há outra importantíssima ordem!
Outra nota importante são os Princípios Eternos.
 A maneira mais fácil de compreender o que é um princípio eterno é aprender na prática. Veja 1 João 1,5. Temos aí um princípio eterno. Nada o mudará. Queiramos ou não, é assim porque é assim. "Deus é luz e nele não há treva alguma."
São, portanto três coisas: Promessas, Ordens e Princípios eternos. 
 
Em seguida, você vai anotar coisas muito concretas e pessoais:
 
1 - Qual a mensagem de Deus para mim no dia de hoje? No texto que leu, você vai encontrar a mensagem que Deus tem para você no dia de hoje. É só prestar atenção. Em seguida, escreva. 
 
2 - Como posso colocar isso em prática na minha vida? Como pôr em prática tudo o que você leu, tudo o que Deus lhe falou. Não tenha medo de dizer isso por escrito.
Esse é o ponto de chegada do Diário Espiritual. É cem por cento prático e concreto. Pegue a Bíblia, leia o trecho indicado e faça em seguida o seu diário. 
 
AGORA DEIXO ALGUMAS DICAS IMPORTANTES DE COMO SE PREPARAR PARA ESSE MOMENTO:
 
1º PASSO: Procure um lugar agradável e acomode-se e com os olhos fechados. Respire profundamente e devagar várias vezes, sentindo toda a tensão saindo do corpo.  Deixe Deus ocupando o lugar central do seu ser. Coloque-se na presença d'EIe, dando alguns minutos para que a "poeira" de seus pensamentos e suas ações se assente um pouco. Respire paz, tranqüilidade, harmonia, segurança... inspire, insegurança, medo, tensão...(ISSO É MUITO IMPORTANTE!)
 
2º  PASSO.  Através de um canto ou uma oração, peça a luz do Espírito Santo para esse tempo de oração. Sem a força e o auxilio do Espírito Santo de Deus, nosso esforço será inútil.
 
3 ºPASSO . Agora lei a Bíblia e comece a ler o texto indicado. É preciso ler nas linhas e nas entrelinhas, pois o autor do texto Bíblico ao escrevê-lo, não estava pensando em mim, em você ou nos problemas do nosso século. Ao escrever o texto, ele estava dando uma resposta a um problema concreto que a comunidade dele estava enfrentando. A partir do texto indicado procure descobrir qual é esse problema. O que estava acontecendo na comunidade do autor que o levou a escrever esse texto?
 
4º PASSO. Esse passo, a meditação, quer atualizar o que se leu, buscando o seu sentido para a nossa vida de hoje, aqui no Brasil, no lugar onde moramos, e portanto, vai responder a pergunta: O que diz o texto para mim, para nós? O que esse texto tem de semelhante e de diferente com a nossa vida? Com a nossa comunidade? O que tem a ver com o nosso país?
 
5º PASSO. Oração é entrar em sintonia e diálogo com Deus dando uma resposta solicitada pela Palavra lida e meditada que nos foi dirigida por Ele. Esse é o momento de você se colocar em comunhão íntima com Ele e expressar nossos sentimentos, angústias, apreensões, alegrias e sonhos que por ventura surgiram durante a leitura e a meditação. Você não deve se preocupar em falar muito e em preparar palavras bonitas, que fórmula usar. Fale com espontaneidade, simplicidade e naturalidade e conte a Deus Pai tudo o que o seu coração sentiu e experimentou a partir das descobertas feitas até agora.
 
6° PASSO. A contemplação introduz-nos numa "conversa tranqüila com Deus", sem outro desejo a não ser o de permanecer ao seu lado. Olhar e sentir-se olhado por Ele, num sentimento de adoração, escuta e silêncio. Esta presença e esta proximidade tornam-se sempre mais silenciosa, como em um "passeio entre o amado e a amante, em que, num certo momento, após o diálogo e a alegria do reencontro, fica-se simplesmente um perto do outro. Não se diz mais nenhuma palavra, falam apenas com os olhos e com o coração. Assim, sempre mais próximo de Deus, conhece-se em profundidade seu pensamento, pressente se claramente seu coração no texto e abandona-se a ele". Uma outra característica da contemplação é que, dentro do método da leitura orante, ela é ativa, exige conversão, tomada de posição. Quando, através do texto, lido, meditado e rezado, experimentamos o amor de Deus, algo acontece conosco. Mudamos. Não podemos mais ficar na mesma. Esse é o desafio, realizar aqui e agora o Reino de Deus.
 
7º PASSO. O Método da Leitura da Bíblia com oração é como um mapa: indica o caminho, mostra o que Deus quer de nós. O mesmo Deus que estava presente no texto lido, meditado, orado e contemplado e que respondia ao grito do povo sofredor (Ex 3,7), está e estará sempre presente na nossa vida, falando conosco a partir de nossa realidade e espera uma tomada de posição da nossa parte, pois sua fala é sempre um apelo a um compromisso pessoal e comunitário com a vida, com os outros, com a transformação da história. Nós somos convidados a tomar uma posição, assumir um compromisso concreto e um dia estaremos no céu e escutaremos as palavras de Jesus: "Tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de bebe; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim (Mt 25,35).\
 
8º PASSO. Ler um salmo. Salmos são orações poéticas, das quais cerca de cem expressam lamentação e/ou denúncia, e cinqüenta, louvor. Eles dizem que Deus é Alguém: que aparece a qualquer momento; está em comunicação direta com os homens; intervém nos momentos críticos da vida; vence as guerras; curas as doenças; chega a mudar as leis da natureza para realizar o seu plano com os homens. Todos eles nasceram de Circunstâncias que nós também vivemos: alegria, gratidão, tristeza, angústia, dúvida, desespero, frustração, abandono, derrota, luta, vitória, solidão, doença, busca de Intimidade, crise, paz, guerra, incompreensão fidelidade, amizade, traição, doença, velhice, perseguição, injustiça, opressão, sensação de contradição. 
 
Para cada situação da vida há um Salmo correspondente.
Por exemplo:
Se a sua oração te levar a agradecer, leia o Salmo 100, 118;
Se você estiver angustiado leia o Salmo 51;
Se você estiver ansioso, leia o Salmo 46;
Se você estiver em viagem, leia o Salmo 121;
Se estiver cansado, leia o Salmo 91;
Se estiver contrito, leia o Salmo 4 ou o 42;
Se estiver deprimido, leia o Salmo 34, 91 ou o 118,5-6;
Se estiver desencorajado, leia o Salmo 23 ou o 55,22;
Em dificuldade, leia o Salmo 16 ou o 31;
Enfermo ou na dor, leia o Salmo 33;
Enfrentando crise, leia o Salmo 121;
Falta de fé, leia o Salmo 42,5;
Falta de amigos, leia o Salmo 41,9-13;
Necessitando orientação, Salmo 32,8;
Necessitando proteção de Deus, Salmo 27,1-6; 13,1-3; 34,7;
Tentado, leia o Salmo 1; 139,23
 
9º PASSO. Oração de despedida, encerrar não com um ADEUS, mas um, ATÉ LOGO desejoso de um novo encontro, pois, assim como a amizade arrefece se não há momentos de encontro e intimidade, do mesmo modo a fé se debilita se não nos recolhemos em oração. A oração poderá ser encerrada com um Pai Nosso ou um canto de sua preferência.
 
10º PASSO. Não basta ler, meditar, orar e contemplar a Palavra de Deus. É preciso produzir no cotidiano na realidade concreta do dia-a-dia, em casa e na rua frutos como paz, sorriso, decisão, caridade, entrega, seguimento, serenidade, compreensão, bondade, e.., semeada no seu coração.

E por ultimo eu gostaria de deixar um passo que julgo ser mais importante, não só na leitura da Bíblia, como em TUDO QUE DEVEMOS FAZER NA VIDA. Antes de qualquer decisão em sua vida, ORE A DEUS, busque nEle orientação, direção, discernimento e maturidade naquilo que você busca.
Com essa simples e importante atitude, você estará agregando a sua vida uma forma importante de conhecer os mistérios da fé ampliar seus horizontes espirituais.
 
Jesus Cristo, indubitavelmente é nosso maior e melhor conselheiro, Seus ensinamentos independem de formulas, tabelas e gráficos, e o melhor, e nos ensina de forma personalizada, pois Ele entende as nossas necessidades e carências, as lacunas a serem preenchidas em nossa vida.

Diariamente estarei postando um devocional para sua edificação com leitura bíblica, ensinamento da Palavra e direcionamento espiritual para seu dia.

Aos nossos leitores convertidos, peço que orem por esse projeto que começou no coração de Deus e hoje está em nossas vidas.

Que Jesus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...