27 de mar. de 2010

Saia da “UTI” espiritual!


Esse tema me veio à mente em um momento muito especial de oração e reflexão com Deus. Resolvi escreve-lo tomando como paradigma a minha própria experiência, daí oro a Deus para que minha ousada atitude, não venha extrapolar nos limites da minha privacidade e intimidade com Ele. Até por que o motivo pelo qual escrevo talvez nem seja tão relevante assim para algumas pessoas, mas a intenção de evangelizar, essa sim, além de relevante é nobre, e aqui escrevo com essa intenção.

Eu entendo que nos problemas que passamos na vida enfrentamos um processo de adaptação até que consigamos resolve-los. Trazendo isso para uma realidade partilhada com Deus entendo que acontece um processo espiritual de três fases: a restauração, a planificação e a reestruturação.


No processo de restauração estamos frágeis, volúveis e passiveis ao sofrimento, precisando de ajuda.


Já no processo de planificação estamos na fase de adaptação, ou seja, estamos forjando nosso caráter em Cristo para enfrentarmos tais situações.


Por ultimo, o processo de reestruturação, é a fase da cura espiritual, onde estamos de fato fortalecidos em nossa estrutura espiritual, emocional e psicológica.


Saindo da teoria, e trazendo essas situações a uma realidade pratica da vida, só a nível de visualização de como isso ocorre, imagine alguém que passando por sérios problemas de relacionamento familiar coloque essa situação diante de Deus em suas orações.


O primeiro momento na vida dessa pessoa é o de fragilização emocional, ou seja, ela está receptiva a toda e qualquer carga negativa, absorvendo os conflitos, a incompreensão, enfim, é como se fosse uma “esponja” emocional que vai captando tudo, muito embora não queira isso. Essa é a fase da restauração, por que ela está buscando a cura dos seus relacionamentos.


O segundo momento desse processo é a planificação, é onde acontece o fortalecimento espiritual em sua vida. Aqui a pessoa já encontra forças para orar e buscar auxílios em Deus, permitir que Ele lhe ajude em tudo.

O terceiro e último momento é onde a pessoa não mais envolve a vida dela na situação, ou seja, ela passa a ver todos os problemas relacionais como algo externo a sua vida, esse é o processo de reestruturação. Aqui sua vida está protegida e emocionalmente ela não se sente mais tão abalada. O contorno de sua vida é preservado pelo fortalecimento de sua fé através das suas orações e sua vida acadêmica, profissional, relacional e espiritual não sofre as influências por que simplesmente ela entende que tudo isso é contrario a sua vontade.


Não é raro enfrentarmos problemas que machuquem, desestruturem nosso emocional e nos fragilize a ponto de total desestruturação na vida. Mais do que os problemas financeiros, profissionais ou sentimentais, os problemas familiares são sem dúvida os que mais atacam e comprometem a nossa vida espiritual com Deus.

Na palavra do Senhor em Mateus, Jesus nos convida a ir até Ele com todo o nosso cansaço e opressão, Ele nos promete alívio com a promessa de que seu julgo é suave, seu fardo é leve e complementa dizendo que é manso e humilde de coração.

Que outro convite seria mais adequado para aqueles que sofrem opressões e está cansado, com fardo pesado? Só a ação potencial de Deus em nossas vidas é capaz de nos livrar de tais situações e nos permitir a sair da “UTI” espiritual direto para a cura total!


Eu creio nisso, e você?


Que o Senhor Deus te guarde e te preserve em sua integridade, sem máculas, sem ira, sem dor, sem traumas e iniqüidades para que possais junto com Ele celebrar a vitória de todas as curas do relacionamentos familiares doentios te trazendo as bênçãos e paz para que você seja verdadeiramente uma pessoa feliz na promessa de Deus.


Amem!


2 comentários:

  1. Olá...
    Essa matéria é maravilhosa...tomara que ajude a outras pessoas assim como eu a ter uma visão mais ampliada das "coisas " da vida. Gostei muito. Parabéns.

    ResponderExcluir

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...