24 de jan. de 2023

✓24 - Jó 28-31


Duas coisas interessantes eu aprendi hoje com Jó:

1. Onde encontrar a sabedoria?
2. O que fazer com sua dor?

Ao longo da leitura do livro de Jó é destacado com detalhes sobre o caminho da sabedoria e o que fazer com tamanha dor.

Se tem um pessoa que entende de dor é Jó, nas áreas mais importantes da vida ele experimentou não apenas algumas perdas, mas sim TODAS.

E por que Deus permitiu que satanás tocasse nas áreas mais importantes da vida de Jó?

Lá nos capítulos anteriores Deus travou um diálogo com satanás e uma das características de satanás é o sarcasmo, pois de maneiros ousada satanás afirmou que com a vida que Deus permitiu Jó ter era fácil ser fiel, íntegro, justo, temente a Deus e que não buscasse o mal.

Essas características do Jó me prendem com especial atenção, assim como alguém que internamente diz: *como faço para ser integra, temente a Deus, justa, e evitar o mal?*

Isso me sonda o pensamento quando reflita sobre o caráter de Jó.

Mas voltando a a lição de Jó acerca da sabedoria, acho que tudo se encaixa nesse contexto até aqui, uma vez que não precisa está tão atento assim na leitura para perceber que a principal característica de Jó é a SABEDORIA! Tanto que lá no capítulo 28:12 Jó indaga: 

onde se pode achar a sabedoria? O texto vai dando alguns sinais de respostas até chegar a uma belíssima conclusão (que aliás também se encontra no livro de provérbios)

Mas voltemos aqui para nossa reflexão, Jó a sabedoria não pode ser comprada nem com ouro puro de Ofir, nem com precioso Ônix, safiras. Ouro e cristal não se compara a ela, ademais não pode ser encontrada na terra dos viventes, nem nos abismos, a sabedoria ultrapassa o preço dos rubis, o topázio de Etiópia, não se compra a sabedoria nem com ouro puro!

Mas afinal, onde se encontra a sabedoria já que NADA se compara a ela?

A resposta vem logo adiante:

De onde vem a sabedoria?
Onde habita o entendimento?

No temor do senhor está a sabedoria e evitar o mal é ter entendimento!

Que estupenda lição!
Fico imaginando a reação do nível de reflexão de quem chegou até aqui nessa leitura.

Cabe um estudo para vida o estudo bíblico de hoje!

Agora vamos para a segunda pergunta: o que fazer com a minha dor?

Tudo tem um propósito debaixo do céu, inclusive para a dor.

Jó não poupou suas palavras em relação a sua dor e até aqui ficou bem claro para mim o aprendizado: FALE SOBRE A DUA DOR!

mas fale sem murmurar, sem reclamar, não guarde esses desertos desconcertantes na sua vida só para você. 

Fale de como se sente, detalhe o que e em que essa dor te afeta, faça suas alegações de clamor por justiça, suplique pela dura, diga a sua alma o quanto tudo que tem passado foi e tem lhe custado dias de recolhimento, angústia, vergonha, profunda tristeza e desolação, e se for preciso, seja hipérbole! Sim, não poupe suas palavras, declare tudo, exatamente tudo, mas faça com sabedoria, usando as palavras com bálsamo terapêutico para sua dor apresentando principalmente a Deus a quem tudo pode.

Essa foram as minhas lições de reflexões na leitura de hoje, esse foi meu MAPA de hoje.

Fez algum sentido para você essas lições?
Até aqui qual foi seu aprendizado?

Por Lilian Candeia Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...