27 de jan. de 2023

As perguntas de Deus(✓27 - Jó 38-42)




A conclusão da leitura do livro de Jó me levaram algumas reflexões sobre sofrimento, resiliência, fé e a soberania de Deus.

Em todo estudo do livro até aqui me deparei com situações onde a forma de pensar, agir e interagir consigo e com outras pessoas faz toda diferença em relação ao próximo passo diante dos desafios que a vida nos impõem.

Jó passou por tudo isso, não como consequências de algo que tivesse feito contra Deus, aos olhos humanos, suas perdas e dores me levaram a crer que era pesado demais para alguém suportar!

Mas Bíblia mesmo me ensina que o Senhor não dá o peso que não podemos suportar e que em tempos de dor Ele, o *TODO PODEROSO* é quem deve ser nosso suporte.

Seu fardo é leve
Seu julgo suave.

O livro de Jó em vários momentos me levaram aos ensinos do novo testamento,
Incrível como uma história vem a se conectar com a lições em um livro por épocas distintas, porém dentro de uma lógica tão bem aplicada que seria impossível (exceto para quem não teve contato com o Livro Sagrado) fazer essa ligação literária.

Pois bem, o encerramento do livro de Jó foi, assim como toda história, surpreendente!

Já no início do capítulo 38 Deus fala com Jó: Prepare-se como simples homem *vou fazer perguntas a você,* e você me responderá.

Do meio de um redemoinho, Deus falou. Surpreendentemente, Ele não respondeu qualquer uma das perguntas de Jó; 

Seu questionamento não era o centro da questão. Ao contrário *Deus usou a ignorância de Jó sobre a ordem natural da terra para revelar sua ignorância da ordem moral de Deus.*

 Se Jó não entendia o trabalho da criação física de Deus, como poderia compreender a mente e o caráter?

 *Não existe padrão ou critério maior que o próprio Deus,* através do qual seja possível julgar.

*O próprio Deus é o padrão. Nossa única opção é submetermos a sua autoridade e descansarmos em seu cuidado.*

Finalizo o estudo desse livro traçando principais aprendizados obtidos até aqui:

*1.*Jó aprendeu que *quando nada mais restava, ele tinha Deus,* e isso bastava.
*_Senhor a Tua Graça me basta!_*

*2.* Através do sofrimento posso aprender que *Deus é suficiente para a minha vida e o meu futuro.*

*3.* Preciso amar a Deus a despeito das bençãos ou do sofrimentos que me sobreveia . Ser provado é difícil mas o resultado é *sempre um relacionamento mais profundo com Deus.*

Por fim os que suportarem a prova da sua fé, ao final experimentarão as grandes recompensas de Deus.


Por Lilian Candeia Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...