18 de dez. de 2010

O médico como reflexo de Deus.



Certo dia li na recepção de um hospital a seguinte frase: O médico é o reflexo de Deus na esperança de quem sofre!
Imediatamente eu pensei: O REFLEXO DE DEUS?
E vi o quanto aquela frase tinha sentido. No sofrimento quando encontramos esperança na terra a primeira classe profissional que nos vem a cabeça são esses seres iluminados, vocacionados e inspirados por Deus para salvar vidas, não só vidas como também almas!
Aqui nesse texto quero fazer uma homenagem especial a classe profissional dos médicos com especialidade na psiquiatria.
Estes profissionais corajosos que se ocupam em desvendar o mais oculto do ser humano, lá onde a dor se esconde nos labirintos da alma.

A bíblia trata o evangelista Lucas como o médico amado.
Depois que eu li e entendi o sentido da frase que o médico é o reflexo de Deus na esperança de quem sofre, penso na predileção especial que Deus tem pelos médicos.
Penso também nas muitas bênçãos e intenções que estes recebem dos seus pacientes é boa, nutrida de palavras de amor, conforto de intenções de felicidade e amor.


Acerca das “feridas emocionais,  a Bíblia nos traz a declaração acerca da cura interior que Deus opera no ser humano. O salmista diz assim: “Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas”. - (Salmo 147:3)

E quando olhamos para a Palavra de Deus relembramos que nós somos um ser único, constituído de três partes: o espírito, a alma e o corpo Tricotomia). O Apóstolo Paulo escreve: “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Assim como há doenças que afetam o corpo (no dizer do apostolo esta temporária habitação terrena), há feridas que podem ser abertas em nossa alma, em nossa memória, em nossas emoções, e em nossa mente. v. 2“Enquanto isso, gememos (sofremos), desejando ser revestidos da nossa habitação celestial...”

Isto é, nosso comportamento e forma de sentir são marcados por situações que passamos na vida natural, e que deixam suas marcas, que vai afetar a alma e o corpo, tais como: medo, mágoas, ressentimentos, angústias, tristezas...

Quando recebemos a Jesus na vida, nós entramos o Corpo Espiritual
e isso se dá pelo processo da cura interior que Deus deseja fazer na vida de cada um, pois a Palavra do Senhor garante que: “Se alguém esta em Cristo nova criatura é, as coisas antigas já passaram”


Demos graças a Deus pela medicina e pelos caminhos terapêuticos que estão à nossa disposição em nossos dias. São providencias de Deus para nossas necessidades físicas e emocionais.


Lucas era médico. Exercia a medicina. Receitava remédios e medicamentos aos enfermos e doentes. O apóstolo Paulo, quando se referiu a Lucas em (Colossences 4:14), disse: “Lucas, o médico amado.” pois Paulo sabia das nossas necessidades físicas, emocionais e terapêuticas.


É muito importante que saibamos que a cura interior também se dá pelos caminhos humanos que Deus providenciou, tais como a medicina, a psicologia, a psiquiatria, a geriatria, etc.

A Palavra de Deus é uma fonte terapêutica extraordinária, porque trabalha no intimo do ser humano, trazendo a cura para a alma e o corpo. (Hebreus 4:12) diz: “Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”.

 
Essa é a proposta de Deus na vida de todos que  desejam uma vida liberta, a cura interior de feridas emocionais, a mágoa, o ressentimento, raízes de amargura que pode estar contaminando sua vida e ocupando o lugar da alegria do Espírito, purificação do pecado, eliminação das velhas marcas emocionais...


Essa é a minha homenagem no dia de hoje a todos os médico, muito embora o dia do medico seja comemorado no dia 18 de outubro.

Que o médico dos médicos, o Senhor Jesus Cristo abençoe ricamente a todos os médicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...