7 de ago. de 2012

A diferenca entre alegria e felicidade.


Você sabe a diferença entre alegria e felicidade?

"A Alegria do Senhor é a nossa força". Ne 8:10.

Só a titulo de curiosidade fui ver conceitos etimológicos da pregação de ontem, a saber:

ALEGRIA - Definição: Capacidade de poder subemeter a qualquer grau de bem-estar, desde o simples contentamento ou ausência de tristeza, até a experiência mais intensa de alegria ou realização.

Sob o ponto de vista bíblico a ALEGRIA é um sentimento mais profundo do que a dor ou prazer, não é limitada pelas circunstâncias externas nem vinculadas exclusivamente a elas. A ALEGRIA É UM DOM DE DEUS.

A alegria não é uma conseqüência isolada ou ocasional da fé, é uma parte integrante do relacionamento que a pessoa tem com Deus. A plenitude da alegria vem quando há um sentimento profundo da presença de Deus.

Ao contrário da alegria, a  tristeza excessiva nos incapacita para a realização de nossos deveres.

O coração jubiloso torna os passos mais leves, a alegria aumenta nossa eficiência. É bom cultivar a santa alegria.

 

VALORES QUE TRAZEM CONSIGO O CONTENTAMENTO E A ALEGRIA:

 

    A alegria vem àqueles a que são perdoados os pecados: As pessoas podem tocar tambores, cantar e dançar, mas se seus corações estiverem vazios sua alegria não será permanente.  A alegria verdadeira tornar-se uma possibilidade real somente quando o homem tem um relacionamento apropriado com Deus.(Lc 10: 20). A alegria é resultado final de nossa salvação, é a manifestação exterior de um bem-estar íntimo.
    A alegria vem àqueles que aprendem como se relacionar com outras pessoas: Pode ser dito que um indivíduo é rico ou pobre de acordo com a qualidade de seus relacionamentos pessoais. A fé cristã sempre foi relacional, Deus se relaciona conosco pela graça mediante a fé, e nos capacita a nos relacionarmos uns com os outros, em amor.
    A alegria tem àqueles que possuem verdadeira sabedoria: O indivíduo que possui uma verdadeira sabedoria refletirá um equilíbrio sadio em sua vida (Fl 4:5-9). Tal equilíbrio inclui uma profunda aceitação de si mesmo, dos outros e da vida (12). O indivíduo sábio não se dedica a questões superficiais, nem periféricas, a sua vida é uma vida de fé, admiração, gratidão e esperança.

Do ponto de vista psicológico: O indivíduo não pode experimentar a alegria enquanto está preocupado com sua própria segurança, prazer ou interesse.

Há estudos sobre enfermidades emocionalmente induzidas que afirmam que 85% de doenças de nossos dias tem causas emocionais. Um indivíduo preocupado em si mesmo a ponto de não colocar de lado suas defesas e formar amizades profundas ou corresponder à vida de modo espontâneo experimentará pouca ou nenhuma alegria.  A insegurança e desconfiança causam enfermidades reais. Comprimidos ou qualquer outra alternativa nunca curarão a amargura de espírito.

A alegria e o bom humor é remédio (Pv 17:22, Is 61:3),

somente Cristo pode mudar o pranto em alegria (Sl 16:11; 30:11; Is 35:10; Jo 15:11).

´

Que a alegria no Senhor continue sendo a nossa força!

6 comentários:

  1. Perguntou a diferença, mas e a felicidade?

    ResponderExcluir
  2. Realmente faltou a felicidade.
    Mas vou colocar o qe compreendi do artigo pra discutirmos sobre felicidade. Já qe a alegria é algo interno, nada fora abala. Então acredito qe felicidade é gerado por coisas externas e situações.

    Felicidade não é pecado, mais é algo que se baseia em coisas pessoas situações, e se tais coisas faltarem ela passa.
    Alegria é algo permanente pois vem de dentro.

    Lembrando só escrevi baseada neste artigo tentando fazer uma comparação com o que li acima ☝️...

    ResponderExcluir
  3. ALEGRIA é um Sentimento de grande contentamento, que geralmente se manifesta por sinais exteriores como a FELICIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alegria é todo o instante que abro os olhos e vejo que posso retentar novamente e felicidade é apenas momentâneo a padrão conquistado finalizada através da primeira adversidade ocorrida...então seria uma evolução e não uma decepção

      Excluir

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...