13 de abr. de 2021

Devocional: O amor


 

Todos os anos, muitas canções de amor são gravadas e muitas poesias são declamadas, mas a única definição completa de amor encontramos em Deus.

Deus é amor. Ele é a fonte de todo amor. O seu amor, derramado sobre a humanidade, é que permite a nós, humanos, uma compreensão de um ser maior, afetuoso e poderoso para reger as nossas vidas. É a partir do amor que entramos em contato com Deus. Toda relação humana onde há amor contém uma revelação e manifestação do caráter de Deus. Todo e qualquer amor existente no íntimo de cada ser e nos relacionamentos humanos é doação e expressão de Deus à humanidade criada e amada por Ele. 

O amor emana do próprio Deus, e é derramado por Ele no mundo para ser vivenciado dentro de relacionamentos humanos aceitáveis por Deus. E o amor também está presente quando nos relacionamos com a natureza e com o próprio Criador. O amor humano, gerado pelo fruto do Espírito, é uma decisão a ser tomada. Podemos decidir voltar a amar uma pessoa que tenha nos ferido, num relacionamento conjugal, por exemplo, e conseguimos restaurar pontes de afeto com pessoas que nos feriram com desamor ou indiferença. Por outro lado, quando o fruto não é regado ou desenvolvido, o amor humano pode diminuir de intensidade. Em um casamento, se um dos cônjuges resolver não mais nutrir amor pelo outro, esse amor pode até mesmo acabar. De modo semelhante, um indivíduo pode decidir não mais amar seus filhos, seus pais, amigos ou a si mesmo, afastando-se de Deus por não nutrir o fruto esperado.

Amor é o fruto do Espírito que devemos querer buscar em Deus com determinação diária — vivenciar e obter o amor é uma decisão nossa, é um mandamento divino, algo que podemos fazer, já que Deus não nos pede nada que não possamos realizar. 

Deus é o amor. Nós amamos. E é difícil decidir amar, pelo fato de a natureza humana ser inconstante, egoísta e mesquinha. Mas precisamos amar, por mais difícil e trabalhoso que seja amar algumas pessoas. 

Comece praticando amor com quem você sabe que o ama. Agradeça pelo afeto recebido, pela roupa lavada, pela comida gostosa, pela obediência de um filho, pelo cuidado e sustento de pais responsáveis.

Ame para ser amado, e para continuar frutificando esta que é a primeira e mais profunda virtude do fruto do Espírito.

Ame porque você é amado por Deus. 

Faça uma autoanálise neste momento. Que áreas da sua vida, ou pessoas, precisam mais do seu amor

De que formas você pode praticar o amor no seu dia a dia?

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
1 Coríntios 13:4‭-‬8 NVI
https://bible.com/bible/129/1co.13.4-8.NVI

“Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
João 13:34‭-‬35 NVI
https://bible.com/bible/129/jhn.13.34-35.NVI

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
1 João 4:7 NVI
https://bible.com/bible/129/1jn.4.7.NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...