14 de jan. de 2009

O poder do Espírito Santo para curar



Atos 3. 1-10- A revolução gerada pelo derramamento do Espírito Santo em Pentecostes marcou o início de um tempo de crescimento da igreja cristã. Não apenas um crescimento numérico (3.000), mas um crescimento integral através do exercício dos dons espirituais. Estes dons, distribuídos pelo Espírito Santo a quem ele quer, serão agora estudados na série de mensagens que iniciamos hoje com o tema "Poder do Espírito Santo no livro de Atos".- Logo no capítulo 3 vemos o exercício do dom de curar através da vida dos apóstolos Pedro e João. Em sintonia com 1 Coríntios 12.9-10a "a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar, e a outro, operações de milagres...", vejamos que lições aprendemos nesta porção da Palavra:

1) O Espírito Santo nos capacita a crer na cura- Para que os sinais, prodígios e curas aconteçam em nossas vidas e através de nossas vidas, precisamos antes de tudo da fé. Não a fé para salvação de Efésios 2.8, mas a fé como dom para que se manifeste o poder de Deus. Donald Gee diz que tudo começa na fé.- Nesta noite eu e você cremos em Jesus, nós o amamos. Mas talvez estejamos passando por lutas de enfermidades e precisamos que em nosso espírito seja gerada uma fé especial, que gere cura em nossas vidas. Não há nada pior do que ouvirmos de alguém a expressão: "Você não é curado (a) porque não tem fé". Além de estar doente, agora entra em crise de fé. Estamos falando de uma fé além da fé salvadora, de uma fé que só o Espírito Santo pode gerar. Pedro e João exerceram o dom da fé concedido pelo Espírito Santo- Jesus nos disse em João 14.12: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai". Em João 11.40 quando Jesus ressuscita Lázaro ele diz: "Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?".- De onde procede esta fé? Ela procede do próprio Deus através do Espírito Santo. Uma passagem que me ajuda muito quanto a esta questão da fé é Marcos 9 quando Jesus está curando um jovem possesso de espírito mudo diz ao pai do menino no vs. 23: "Se podes! Tudo é possível ao que crê. O pai do menino lhe respondeu: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé"! Portanto Deus, através de seu Espírito é quem nos capacita a crer. - Pedro deixa bem claro que o homem foi curado por meio da fé (vs. 16). E esta fé é gerada por meio de Jesus e seu Espírito. Nesta hora, o Espírito Santo que habita em nós e está em nosso meio, está gerando fé no seu coração para que milagres e curas aconteçam. É o Espírito Santo quem nos capacita a crer.

2) O Espírito Santo realiza a cura através de nós- Quando estamos diante de alguém com profunda necessidade logo percebemos que em nós não há nenhuma condição de ajudá-lo. Nós precisamos da fé em nossos corações e agora da capacitação e poder do Espírito Santo para poder abençoar e curar as pessoas.- Vs. 6. Pedro começa dizendo o que ele não tem. "Não possuo ouro nem prata". Pedro não está interessado nos aspectos externos do homem, sua condição de mendigo. Ele olha aquele homem de maneira integral, ele precisava muito mais que uma esmola. Ele pede uma esmola e recebe a cura.- Pedro fitando o homem diz: "Olha para nós". Que convicção tremenda daquilo que o Espírito Santo poderia fazer através deles. Demonstraram ainda preocupação, interesse, empatia, relacionamento. Quantas vezes vemos pessoas necessitadas e desviamos o olhar, quantas pessoas estão olhando para nós e esperando uma palavra de cura (vs. 5 "... esperando receber alguma coisa"). - Quantas vezes dizemos que não o sabemos o que fazer, ou ainda que não podemos fazer nada. Que bom! Porque é o Espírito Santo que nos capacita a abençoar os outros. Podemos dizer "Eu não posso, mas em nome de Jesus Cristo, seja curado". Vs. 7 estendeu a mão e o levantou.- Através dos relacionamentos, especialmente nos grupos pequenos, percebemos as necessidades das pessoas, e podemos exercer a fé e a capacitação do Espírito Santo para abençoar as pessoas. Assim, serão manifestados os dons da fé, de curas e milagres.

3) O Espírito Santo promove a Cristo através da cura- Um grande milagre aconteceu. Aquele homem que era coxo de nascença, tinha mais de 40 anos (4.22) agora está saltando e louvando a Deus. Não apenas seu físico foi transformado, mas sua alma e espírito também foram curados.- Tamanha é sua alegria e gratidão que atraiu um grande número de pessoas à sua volta que reconhecendo-o iam em direção a Pedro e João. Aqui um grande perigo ao sermos usados por Deus com dons de cura e milagres, deixarmos que as pessoas venham a nós por causa dos dons.- Pedro rapidamente diz (vs. 12) "Por que estão olhando para nós?". Que lindo, diante do necessitado ele chamou sua atenção para eles porque sabia que o Espírito Santo podia fazer o milagre. Mas agora ele diz a verdade, não há nada em nós, foi pelo nome de Jesus Cristo que isto aconteceu.- A fé, as curas e milagres gerados pelo Espírito Santo de Deus irão atrair a muitos para que possamos proclamar a maior de todas curas. Pedro começa a discorrer sobre Jesus e no vs. 19 diz "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados". - Como resultado da mensagem de Pedro para explicar a cura, o número de convertidos chegou a quase cinco mil (Atos 4.4). A evangelização eficaz acontece não só por palavras, mas por força de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito Santo (Romanos 15.18-19).

Conclusão- Devemos buscar com zelo os dons da fé, cura e milagres. O Espírito Santo nos capacita a crer, realiza milagres e promove a Cristo.- Testemunho (prática na célula, em casa, nas celebrações).

Autor: Pedro Leal Júnior
fonte: http://www.ipilon.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...