13 de jan de 2009

Porque nós sofremos?


Não faz muito tempo visitei uma senhora em seu lar, que segurando a mão de seu esposo, pronunciou suas últimas palavras nesta vida. Poucos meses antes, ela fora acometida de câncer e em menos de um ano, a doença a venceu e muito cedo, foi para o descanso. Toda a família sofreu muito, e ainda sente saudade de alguém que foi muito especial.
Com certeza em todas as famílias o sofrimento se faz presente.
Por quê temos que sofrer?
Por quê acontecem tantas tragédias e sofrimentos?
Talvez porque alguns só conseguem encontrar a Deus mediante sofrimentos, lágrimas e perdas.
Porém, a mais confortadora promessa é que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito". Romanos 8:28.
Muitos tem questionado a Deus quando defrontados por realidades negativas, mas é importante sabermos que Deus não é o autor do sofrimento. Deus jamais desejou que houvesse tristeza, lágrimas e morte.
Jesus explicou isto em Mateus 13:24-30 onde compara nosso mundo a um campo onde um homem semeou a boa semente. Naquela noite um inimigo semeou ervas daninhas. Mais tarde, quando as plantas cresceram notou-se a presença das ervas más. Os servos do proprietário indagaram sobre a qualidade das sementes, mas o homem, seguro de si, esclareceu: "Um inimigo fez isto".
Com esta parábola Jesus Cristo descreveu o que aconteceu ao nosso mundo.
A terra era perfeita e linda ao sair das mãos do Criador. Mas alguém tentou destruir, as belas obras de Deus, semeando muitas sementes más, e obteve êxito no que fez.
Então surgem algumas perguntas:
Quem é este inimigo? De onde ele veio? Por quê ele tem inimizade para com Deus? Por quê Deus não o eliminou?
A Bíblia diz que este inimigo surgiu no próprio céu e que foi expulso de lá por causa do que fizera. A Bíblia afirma: "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo". Apocalipse 12:9.
Aqui o inimigo é identificado como diabo e satanás. Já em Isaías 14:12 ele é chamado de Lúcifer, ou anjo de luz que era seu nome original.
Como Lúcifer veio à existência? Deus o criou. Mas Deus não o criou como um demônio. A Bíblia esclarece: "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti". Ezequiel 28:15. Deus o criou perfeito, mas Lúcifer escolheu o mau caminho e tornou-se em diabo.
O que então conduziu este ser perfeito à rebelião? Egoísmo, egocentrismo! Ele desejou uma posição mais elevada do que possuía. Isaías explica este mistério da origem do mal: "Tu dizias no teu coração, eu subirei ao céu,... eu exaltarei o meu trono e ... me assentarei,... eu serei semelhante ao Altíssimo". Isaías 14:13-14. Lúcifer não estava satisfeito com todas as vantagens que Deus lhe dera. Ele cobiçou posição mais elevada; invejando a Jesus Cristo. Ele desejou ser semelhante ao Altíssimo. Esqueceu-se que era apenas uma criatura e Jesus o Criador.
Como Lúcifer agiu?
Ele planejou, conspirou e executou seu plano. Em primeiro lugar ele pretendeu ter maior sabedoria que o próprio Deus, e por implicação, que seria um governador melhor do que Deus. Orgulhoso de seus talentos e sabedoria sentiu-se capaz de maiores responsabilidades. Ezequiel diz: "Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, pecaste...". Ezequiel 28:16-17
Em sua rebelião contra Deus, ele seduziu a terça parte dos milhões de anjos das hostes celestes, e houve guerra no céu. Deus poderia ter destruído a Lúcifer com apenas uma palavra, mas isto levaria milhões e milhões de seres criados, à dúvida.
Por guerrear contra Deus, ele não mais poderia permanecer no céu. A Bíblia afirma que ele "foi expulso e com ele os seus anjos". Apocalipse 12:9
Infelizmente, para nós, seres humanos, ele fez deste planeta, o seu lar. Durante seis mil anos os habitantes da terra temos uma manifestação dos princípios do seu governo. Seis mil anos de tragédias, sofrimentos e morte. Seis mil anos tentando destruir o homem, separando-o de Deus.
Embora seus ataques nunca tenham cessado, ele tem reservado para estes últimos dias do final da história, terríveis investidas, especialmente contra o povo de Deus, que procura fazer a vontade do Senhor. Diz o texto sagrado: "Irou-se o dragão contra a mulher, e foi pelejar com os restantes de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus". Apocalipse 12:17.
Amigo querido, se você tem se esforçado em guardar os mandamentos de Deus e fazer a vontade divina, pode ter certeza: você também enfrentará os ataques do inimigo nestes últimos dias.
Talvez neste momento você esteja perguntando: Como poderei vencer um inimigo tão poderoso e tão astuto?
A resposta é simples: você e eu podemos vencê-lo do mesmo jeito que Cristo o venceu.
Nas tentações que o diabo lhe fez, Jesus venceu pelo método "Está escrito". A Palavra de Deus e Seus ensinos faziam parte da vida de Cristo.
Dentro de muito pouco tempo, Deus colocará fim a esta rebelião do inimigo. Chegará o tempo em que, como diz o profeta Ezequiel. "Satanás será reduzido a cinzas e não mais existirá. Ezequiel 28:18-19. Em Apocalipse 20:10 lemos que o diabo será destruído pelo fogo do último dia.
E completando este recado de Deus para Seus filhos sofredores, a Bíblia diz: "A angústia não se levantará outra vez". Naum 1:9.
O usurpador do governo da terra será destruído, e as consequências nefastas do seu reino desaparecerão. Não haverá mais sofrimento pois "Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, por que as primeiras coisas passaram". Apocalipse 21:4
Como será maravilhoso este Mundo feito novo! Para ser governado por um Deus de amor. Quão maravilhoso será estarmos livres do sofrimento, da angústia, da dor e da morte.
E isto se dará muito em breve, quando Jesus regressar.
Você gostaria de estar pronto para o dia em que Deus fará novas todas as coisas?
Quando Deus terminar com o sofrimento e com a dor?
Hoje Jesus está lhe chamando para uma nova vida, um novo reino.
Amigo querido, se você está cansado de sofrer ouça a voz de Jesus dizendo: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e eu vos aliviarei"... Mateus 11:28.

fonte: http://www.jesusvoltara.com.br/sermoes/stina53_porque_sofremos.htm
autor(a): Pr. Stina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

A importância de ter um tempo EXCLUSIVO PARA ORAÇÃO!

Hoje em meu devocional/MAPA eu aprendi sobre a importancia de ter um tempo EXCLUSIVO PARA ORAÇÃO! Como é preciosa a lição trazida em Mt 6....