25 de jul. de 2015

​"CHECK UP" ESPIRITUAL.


 

A expressão do inglês, "Check Up", significa, fazer um exame de saúde completo e minuncioso. Há pessoas que se submetem a ele periodicamente, outros no entanto nem ligam pra isso. Se a pessoa anda por ai, sem forças, sem fome, sem sono, cansado e sem energia, pode ser que precise urgentemente fazer um "check up" para descobrir os males que estão se insinuando em seu organismo, pois o "check poderá indicar que se precisa urgentemente de tratamento. Deixando a área dos outros (eu não sou médico), proponho um outro tipo de "check up" que é mais fácil, mais rápido, mais barato e mais importante: um "check up" espiritual. Em nossas igrejas encontramos crentes que estão doentes em seu espírito. Perderam o prazer em Deus, na igreja, na leitura da Bíblia, em fazer o trabalho do Senhor, só sabem reclamar, criticar, não ajudam e até atrapalham. Existem também os que não estão agindo assim, são aparentemente bons crentes, mas não crescem espiritualmente, e porque não crescem, precisam de um "check up", pois a vida do crente é crescer. O "check up" que sugiro será feito por meio de perguntas que exigem respostas sinceras da parte daqueles que entendem que precisam passar por esse "check up". As perguntas estão diretamente ligadas entre, por essa razão, deve-se responder a todas, caso contrário os resultados não serão satisfatórios. Por exemplo: se você der resposta absolutamente negativa a uma delas, não poderá dar resposta absolutamente positiva a outra. Vamos a elas. 1 - ESTOU DANDO MAIS? Além de entregar o dízimo, estou dando mais outras ofertas em favor do trabalho de Deus? Estou entregando com prazer, com gratidão sincera no meu coração, por amor à Deus e a Sua obra? Ou estou entregando por obrigação, para cumprir com o meu dever assumido? 2 - ESTOU PARTICIPANDO MAIS? O fato de você participar das atividades da Igreja ou das sociedades internas, é um fardo pra você, ou é uma atividade prazerosa que renova constantemente? Se o crente não faz todas essas coisas com prazer, mas é para ele penoso trabalho, que é feito só por obrigação de crente, então esse crente está doente, precisa de um "check up" espiritual. 3 - ESTOU LENDO MAIS A BÍBLIA? Esta pergunta é muito fácil de ser respondida. Verificar se estou ou mão lendo mais a bíblia é simples, mas deve ser feita com sinceridade. A Bíblia hoje em dia compete com terríveis adversários: TV com controle Remoto, LapTops, Internet, etc. Tudo isso tem se tornado cada vez mais atraente, enquanto que a Bíblia vai mofando nas estantes e prateleiras, sem falar nas bíblias virtuais e gravadas em CDs. Onde o crente vai encontrar tempo pra ler a bíblia de forma proveitosa, já que uma boa leitura demanda tempo? 4 - ESTOU ORANDO MAIS? Estou gastando mais tempo com Deus? Estou orando melhor ou estou usando de "vãs repetições"? A oração é uma experiência emocionante para mim? Se a vida cristã deve ser de contínuo crescimento espiritual, então a oração é de fundamental importância nesse crescimento, não podendo ficar restrita a uma simples rotina diária. Se a oração é conversa com Deus, então devemos conhecer mais e mais aquele com quem estamos conversando. 5 - ESTOU LEVANDO OUTROS AOS PÉS DE CRISTO? Esse é um assunto sério. Causador de polêmicas. Há os preguiçosos que dizem que este trabalho é de Deus e não dos crentes. Há os preguiçosos e incrédulos que dizem que é obra exclusiva do Espírito Santo e que nós não temos nada a ver com isso. O crente fiel e sincero não pode se sentir feliz e satisfeito se não estiver ocupado em pregar o evangelho salvador que conduz as almas até o céu. A Salvaação de Jesus Cristo é por meio da pregação do Seu Evangelho. Se as pessoas não ouvirem a pregação desse Evangelho, elas não serão salvas. Charles Spurgeon disse que "pregava pra todos, porque não sabia quem eram os eleitos. Eles não tinham uma fita por baixo da camisa. Se tivessem essa fita, era fácil, só bastava levantar a camisa e ai pregar pra eles". Aqui estão as perguntas para o "check up" espiritual que devemos fazer para saber se estamos ou não com saúde espiritual. Vale a pena fazê-lo, se você quer viver a vida abundante que Jesus Cristo prometeu. Aqueles que estão bem fisicamente tem vontade de correr, de saltar, de pular. Assim também é com os que estão com a saúde espiritual em dia. Vale a pena fazer o "check up" espiritual.

 

Fonte: Por Rev. João d'Eça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...