2 de fev. de 2010

Série: Livros da Bíblia - GÊNESIS


Gênesis é o primeiro livro da Bíblia e como o livro do começo, estabelece o cenário para toda a Bíblia e revela a pessoa e a natureza de Deus, o valor e a dignidade da pessoa do ser humano, a trajédia e as consequências do pecado, bem como a promessa de segurança e salvação.

Em Gênesis é registrado o inicio do mundo da história da humanidade da famiíia, da civilização. É na história do propósito e o plano de Deus onde Gênesis tem seu inicio e vemo-lo criando o mundo em uma majestosa demonstração de poder e propósitos, culminando com o home e a mulher feitos a Sua imagem.

Não muito tempo depois, o pecado entra no mundo e Satanás é desmascarado, banhada em inocência a criação é despedaçada pela queda atraves da desoediência consciente de Adão e Eva. A comunhão com Deus é quebrantada e o Diabo começa a tecer sua teia destruidora. Em rápida sucessão vemos Adão e Eva serem expulsos do belo jardim, seu primeiro filho torna-se assassino e o mal gerar marl até que Deus finalmente destre a todos na terrra, exceto uma pequena família chefiada por Noé, a única pessoa devota a Deus.

Ao encontrarmos Abraão nas planícies de Canaã, descobrimos o inicio do concerto de Deus com as pessoas e a essência do plano da salvação que seria pela fé. Os descendentes de Abrão seriam o povo de Deus e o salvador do mundo viria atraves dessa nação escolhida.

As histórias subsequentes de Isaque, Jacó e Jpsé são mais do que Biografias interessantes, elas engfatizam as promessas de Deus e a prova de sua fidelidade. As pessoas que encontramos em Gênesis são simples, comuns e no entatnto, Deus operou por meio delas grandes coisas.

Ler Gênesis é se deixar ser encorajado na esperança do Deus que nos fez a sua imagem e semelhança. Deus tem um plano na vida de todos, não importa quão insignificante ou inútil nos sintamos, quão pecador ou separado dEle. Ele nos ama incondicionamente e nos quer em seus planos, a sua salvação está disponível para todos.


Fonte: Livro de Gênesis - Bíblia Sagrada - Versão: Ferreira Almeida.
Imagem: Michelangelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...