25 de jan. de 2010

Série Grandes Personagens Bíblicos - A vida de Salomão e o seu exemplo.

*Primeiro Post da Série Grandes Personagens Bíblicos - Blog Espaço de Cristo

Após assistir o excelente filme que retrata a vida de Salomão, um dos principais personagens bíblicos, mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis, filho do Rei David com Bate-Seba, e que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos e tido como um dos melhores monarcas do reinado; percebo como este foi um homem abençoado - tido como o homem mais sábio do universo, que conseguiu consolidar o Reino de seu Pai, evitando derramamento de sangue e com enorme senso de equidade.

A História de Salomão (que significa Pacífico) é surpreendente pois, apesar de ser homem aprazível aos olhos do Senhor cometeu uma série de erros, sobretudo no final de seu reinado que reforçam sua qualidade de "frágil humano". Salomão era um Homem possuidor de imensos desejos carnais, chegou a possuir mais de 700 esposas e 300 concubinas e que demonstrava imensa inquietude em sua alma deixou-se desviar dos caminhos do Verdadeiro Rei de Israel. Ademais por ser o responsavel pelo incentivo ao comercio e a processo de popularização do reinado deixou Israel ser contaminada por várias deidades pagãs razão pela qual foi castigado a a ver seu imperio ser dividido e seu filho praticamente perder a coroa governando apenas uma das tribos (Juda).
"Na realidade ele poderia ter ido de força em força, de glória em glória, aproximando-se cada vez mais da semelhança com o caráter divino.

(...)
Através da obediência, os israelitas poderiam ter permanecido como cabeça das nações da Terra. Deus faria com que fossem exaltados "em louvor, em nome e em glória sobre todas as nações que criou, para que sejas povo santo ao Senhor teu Deus, como tem dito." Deuteronômio 26:1. "Todos os povos da Terra", disse Moisés, "verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti." Deuteronômio 28:10. "Os povos que ouvirem todos estes estatutos, dirão: Este grande povo é realmente sábio e entendido." Deuteronômio 4:6."
fonte: http://www.asd-mr.org.br/biblioteca/salomao/cap01.htm
Como Salomão, muitas vezes começamos bem a caminhada segundo os preceitos do nosso Senhor, contudo por sentimentos de auto-suficiencia, exaltação e orgulho deixamos de gozar os frutos que Ele planejou pra nos e nos entregamos ao trágico destino que é a perca da salvação e padecimento do nosso espírito. Este excelente trecho de artigo teológico elucida com precisão a decandencia do Sábio Governante:
"Gradual mas seguramente a vida de Salomão corrompeu-se pela conformidade com os costumes mundanos. Ao tomar em consideração a norma de justiça seguida pelas nações pagãs, começou a perder de vista o padrão da lei de Deus. Unindo-se em matrimônio com mulheres adoradoras de falsos deuses, entregou-se por fim à idolatria. O caráter que tinha sido puro e elevado deslustrou-se e degradou-se. A mente que, consagrada a Deus, fora uma vez inspirada a escrever as preciosas palavras de sabedoria encontradas no livro de Provérbios – aquela mente nobre – através das más associações e constante condescendência, tornou-se fraca em força moral. Salomão desonrou a si mesmo, a Israel e a Deus.
(...) Devemos manifestar nosso amor e temor a Deus pela recusa em conformar-nos à norma de direito prevalecente no mundo. Cuidemos para não nos afastarmos da simplicidade de nossa fé. A norma do direito que aos cristãos cumpre seguir deve ser sempre a norma apresentada nas Sagradas Escrituras. Devemos estar sempre precavidos contra toda influência mundana capaz de enfraquecer nossa força moral" .fonte: http://www.asd-mr.org.br/biblioteca/salomao/cap01.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentário(s)

Quatro Leis Espirituais

Quatro Leis Espirituais Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam o nosso relacionamento c...